Clube da Dona Menô
Dona Menô

PASSARINHO TAMBÉM TEM VEZ...


 
Esta é a terceira foto na cobertura da sessão fotográfica para o book de Marcia Garcês. O fotógrafo, compenetrado na modelo; a contrarregra e assistente de apoio, Dani (sempre nos "bastidores"); eu, a diretora de arte...
 
De repente Luiz deixa Marcia sozinha no chão e, sem falar absolutamente nada, se afasta e começa a fotografar algo nas árvores. Como eu e Dani estávamos ocupadas com algo, só percebi minutos depois que Marcia esperava pacientemente algo acontecer. Eu comecei a gritar: Luiz, o que é que tanto você fotografa na árvore? Marcia está aqui abandonada no chão!".
 
Luiz me olhou meio sério (nunca sei quando ele é sério ou está me zoando...): "Vão aí fazendo o que deve ser feito. Eu e Marcia nos entendemos por aqui. To tirando retrato dos passarinhos. Eles voam! Preciso desta imagem!".
 
Os pássaros estavam a metros de distância. Nada como ter uma Canon... E Marcia?! Bem, ela dava gargalhadas em ver como Luiz a tratava sem frescuras, como alguém independente, apenas com um problema motor.
 
Eu ali, cheia de cuidados, até porque sou médica, preocupava-me com tudo, zelava por detalhes imprescindíveis a um cadeirante, uma vez que eu não conhecia tão intimamente as dificuldades dela, apesar de ter experiência com pessoas assim. Luiz estava tranquilo: tinha-me na retaguarda e podia apenas ser fotógrafo e amigo, e lidar com ela como uma modelo normal.



Olhe, gente, a única coisa normal naquele dia foram os passarinhos, dos quais eu até agora não vi as fotos...
 
Leila Marinho Lage
Rio, 11 de julho de 2010
Clube da Dona Menô
Imagens de Leila M. Lage

LEIAM TAMBÉM:

PROJETO NOVO SER