Qualquer semelhança é mera coincidência Falando da Suécia
Drottningsholm Slott Estocolmo(Stockholm) é capital da Suécia (Sverige), localizada na costa oriental do país, no Mar Báltico. A Cidade foi fundada em meados do século XIII. Ela está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, onde o Lago Mälaren é o terceiro maior lago do país. Em Estocolmo unem-se o mar Báltico e o lago Mälaren. A vegetação é predominantemente formada por pinheiros e os vidoeiros (bétula).
A Suécia é também conhecida pela cultura Viking , sua primeira sociedade e que prosperava com o comércio (ouvi dos habitantes de meu bairro que eles comercializavam peles e peixes secos - ou seja, salgados). Talvez por isso a Suécia seja um país tão rico - sua origem vem do comércio.
Há várias definições para o Vikings e a mais conhecida pelo mundo é que eles foram aventureiros mercenários, porém, aqui na Suécia, são considerados ídolos ou heróis.
No início da comunidade Viking a arma mais utilizada era o machado. Com o tempo, foi substituída pelo arco e flecha . Posteriormente, as espadas e lanças foram as preferidas, pois simbolizavam força e poder.
Estes piratas, aventureiros e mercenários viajantes, tinham como rota a Península Escandinávia, saqueando cidades e estabelecendo colônias e comércio. Seu meio de transporte era o barco viking - eram chamados de "drakars", navios dragão.
Eram originários da Noruega, Islândia, Suécia e Dinamarca. Controlavam a Costa do Mar Báltico e há quem diga que eles estiveram no Brasil.
A forma de governo é uma Monarquia Constitucional Parlamentarista (O Rei se constitui Chefe de Estado, mas o seu poder a ele é reduzido).
O Rei da Suécia é Carl Gustav, casado com a alemã, a Rainha Silvia, que é descente da união de um alemão e uma brasileira, que nasceu em Porto Feliz, São Paulo. A rainha viveu no Brasil entre 1947 a 1957. Ela conheceu o rei Gustavo nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
A música Dancing Queen, do famoso grupo sueco ABBA, foi executada na TV sueca, um dia antes da cerimônia do casamento deles, embora a música não tenha sido escrita para a Rainha.
Desta união nasceram três filhos: Princesa Vitória (herdeira do trono), Príncipe Carlos Felipe e a Princesa Madalena.
A família real vive no Drottningsholm Slott (Slott é castelo em sueco), em Stockholm.
A Suécia é o terceiro país que mais investe em música. Entre os vários grupos musicais, os mais conhecidos são ABBA e ROXETE.
Stockholm foi designada capital européia da cultura. Ela possui cerca de 70 museus, sendo o mais importante o museu do Vasa. É também conhecida pela cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, que acontece todo ano. Esta premiação foi inaugurada por Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite.
O prêmio Nobel é concedido para as seguintes modalidades: física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Diga-se de passagem, não se destina este prêmio para matemática pelo fato de que Alfred Nobel perdeu sua amada por causa de um matemático.
No verão o Sol nunca se põe e no inverno a noite nunca termina. O verão tem muita importância para os suecos. Ele é saudado com festas, rituais, bebidas, comidas e muita música (o midsommar), comemorado no último sábado de junho, no solstício de verão.
Durante o verão os suecos, enfeitam as casas com muitas flores, vão às ruas tomar Sol. A alegria fica estampada no rosto de todos. Nesta época, só há duas horas de noite e, mesmo assim, não é tão escura.
No inverno o sol chega a aparecer apenas por 4 horas, e, dependendo do tempo, às 12h já escureceu. O seriado Riacho Doce inspirou a minha vinda para a Suécia, embora ela tenha acontecido de uma forma inusitada e não planejada.
Pensando às margens do Mälaren As águas do Lago Mälaren me trouxeram as lembranças do seriado Riacho Doce e o meu antigo desejo de aqui estar. Riacho Doce é um lugarejo litorâneo do nordeste brasileiro, conhecido por suas comidas típicas, vendidas a beira da estrada. Os primeiros poços de petróleo de Alagoas foram aí cavados e depois fechados.
Eu não conheço Alagoas, mas acredito que haja diferenças drásticas entre Suécia e Alagoas, sendo o único ponto em comum as águas que simbolizam o local - Riacho Doce, que dá o nome àquela cidade alagoana e o Lago Mälaren, importante para navegação e transporte de cargas.
Os dois lugares são "imensos": Riacho Doce trouxe a imensidão de minhas memórias e meu respeito ao Brasil, e este Lago aqui fez eu me dar conta da imensa experiência que estou tendo em conhecer e viver numa sociedade com uma das melhores qualidades de vida do mundo. Texto e imagens de Gislania Dornellas
|