A Mudança (08) Minha faxineira é um doce. Ela me atura há anos. Apesar de só aparecer uma vez por semana, depois de uns 5 anos acho que temos uma vida em comum. Eu só como verdadeiramente bem quando ela aparece, pois, como toda mulher sabe, a nossa comida nunca nos agrada tanto quanto a dos outros.
Ela é meu filtro. É quem lê meus trabalhos inéditos. Aquilo que ela não entende, eu modifico. Se ela diz que está excelente, eu publico. Ela pode não entender de Internet, mas tem inteligência e sabe apreciar o que é bom. Muitas vezes a tiro de cima de uma escada, gritando: "Venha ver se isso aqui está legal". Ela pacientemente desce do "céu" e vem viajar no meu.
Olho para ela; deixo-a ler as coisas, sem soltar um pio. Depois pergunto: "Deu pra entender? Teve tempo suficiente para ler? Entendeu o recado?". Ela me olha sorrindo e diz: "Claro!".
Amanhã será o primeiro dia dela na velha casa nova. Tadinha, ela vai sentir a diferença... Deixei um recado na geladeira, como sempre faço. Só que dessa vez, a coisa é um tanto diferente: " Cris, estou cansada... Preciso de colo. Faça café, arroz e feijão. O brócolis e tudo verde que comprei precisam ser lavados.
Existem baratas no corredor do prédio. Lembre-me de ligar pra dedetizadora. Formigas fazem trilha nas paredes. O chuveiro só aquece se ligar a bica da pia. E não ligue muito a água fria, pois acaba a água quente... O banheiro da despensa virou cachoeira ontem. O registro e o encanamento são bem mais velhos que nós duas. Gastei uma grana com bombeiro hidráulico. Verifique se aquela droga ainda vaza.
Estou instalando tomadas, pois existem poucas. Nem adianta ligar o aspirador de pó: continua com defeito.
Tente retirar a nhaca dos mármores (comprei sapólio).
As persianas continuam imundas. Acho que só depois de três faxinas começarão a ficar melhores.
Não existem gavetas. O cara que morou aqui não gostava delas, pelo jeito. Improvisei um armarinho de plástico da Casa e Vídeo para guardar talheres. Cuidado, que ao abrir, pode cair tudo no chão. Não ligue nada, não acenda nada. Acorde-me, pois aqui, por enquanto, tudo ainda tem defeito.
Se eu não acordar, pode bater na minha cara e jogar água fria, porque eu preciso trabalhar cedo. Leila Marinho Lage
http//www.clubedadonameno.com |