![]() |
O exame de urina O estudo dos elementos anormais do sedimento urinário (EAS), é um exame pouco específico, mostrando apenas se pode haver uma infecção, principalmente através da contagem dos glóbulos brancos encontrados e se a flora bacteriana está aumentada. Fazem isso em visualização de uma lâmina, mas só sugere, não confirma, nem detecta qual é a infecção, muito menos se o bicho é resistente aos antibióticos comuns. São exames simples, mas ocupam uma folha de ofício, cheio de detalhes, cheio de palavras incompreensíveis para o leigo. E, ao final da análise do resultado, o médico tem que raciocinar quanto ao melhor antibiótico a ser escolhido para tratamento.
O resultado final de uma cultura demora umas 48 a 72 horas para ficar pronto, mas com o enorme número de exames que são diariamente feitos, o laudo por escrito às vezes demora uma semana ou mais para ser entregue.
Precisamos de rapidez no diagnóstico a fim de não deixarmos a infecção progredir e se tornar mais grave. Muitas vezes, num fim de semana, por exemplo, somos obrigados a medicar com antibióticos de amplo espectro, sem depender das culturas, caso o paciente esteja com muitas queixas. Tiroteio de informações
E lá estava a senhora com sintomas de dor ao urinar e frequência urinária aumentada, saindo pouco xixi...
Perguntei: "Dá pra esperar até amanhã de manhã para colher a primeira urina da manhã e depois entrarmos com medicação? Preciso que a comece após colher a urina. Se entrar com o remédio antes de entregar a urina, vai mascarar o resultado. E eu só vou poder saber se mediquei certo com o resultado do antibiograma, que sairá no mínimo uns dois dias depois".
Ela parecia meio atordoada com o que falei, sem entender direito, a meu ver, mas me respondeu laconicamente: "Sim...". Pensei que ela ia se atrapalhar para saber o resultado. Já conhecendo as dúvidas e aonde o paciente se enrola, comecei meu roteiro de como se saber o resultado para me entregar o mais rápido possível: 1 - "A senhora colhe a urina e avisa ao laboratório para dar urgência no laudo. 2 - Vão dizer que cultura e antibiograma não saem no mesmo dia, então, vá logo dizendo que quer o resultado em 48 a 72 horas no máximo. 3 - A atendente vai dizer que isso é impossível e que ali é apenas um posto de coleta. 4 - Peça para eles solicitarem um fax à central, o que vão negar provavelmente. Se for o caso, terá que ligar para a matriz e falar com o centro de atendimento ao cliente. 5 - Se a senhora não tiver um fax, então, peça para lhe informarem se cresceu algo na cultura... Se conseguir anotar o resultado, tudo bem, é só me ligar, mas possivelmente vai ter dificuldades de entender o que vão falar... ". Ela me olhava incrédula, boquiaberta, paralisada. Pensei que ela estava em pânico e perguntei se me compreendia. Ela afirmou que sim, daí, continuei: 6 - "Pode pedir para o funcionário me ligar e passar o resultado por telefone. Avise-me que o resultado está pronto que eu ligo. 7 - Mas, entenda, eu não tenho muita disponibilidade...". Lição A paciente não conseguiu se conter e me interrompeu: Eu baixei a cabeça, comecei a escrever a solicitação do exame, contendo-me para não rir, uma vez que eu não imaginava que ela, tão simples e idosa, acessasse computadores. Apenas balbuciei: "Sim...".
Leila Marinho Lage
|